KICKBOXING NO CONCELHO DE NELAS




No passado dia 28 de Março de 2009, realizou-se pelas 10 horas, no Ginásio Corpóreo em Canas de Senhorim, um estágio de Kickboxing.




Neste mesmo estágio estiveram presentes alguns dos discentes do Mestre João Loio. È de salientar, que surge a necessidade de cada vez mais realizar-mos este tipo de actividades -
eventos, sim o intuito de ocorrer um processo de convivência, treino e mesmo cuidar um pouco de sí ...




Venha experimentar esta e outras actividades ao Ginásio, vai ver quese vai sentir bem...




Apareça...
Leia Mais...

A CELULITE: O QUE FAZER?

A Celulite: o que fazer?


No Verão, o corpo fica  mais exposto aos olhares dos outros. 

E, se pensarmos no sexo feminino, há um grande problema de estética que mais do que nunca precisa de ser resolvido ou atenuado: a inestetica celulite.

Quase todas as mulheres devem  pensar neste assunto  mas, por vezes,é dificil encontrar uma fórmula que seja eficaz, já que a celulite resulta bastante dos hábitos alimentares certos, dos estilos de vida saudáveis e, da actividade física... e em parte tanbem da hereditariedade.

É preciso,  relembrar que hoje o sedentarismo reina e comer mal também é um costume  enraizado.
Algo como uma espécie de dois «coletes de força» onde se procurada uma saída em direcção ao bem-estar e, no caso especial  da celulite, são factores com influência negativa, embora não muito determinantes.

Soluções contra a celulite:

Actividade física regular e... contínua
A Dr.ª Alexandra Bento, da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, defende que «não é suficiente uma alimentação adequada», para evitar a celulite, mas uma conjugação de factores, como a actividade física regular – sublinhe-se regular, sem lugar a interrupções, «porque senão de nada valem as medidas alimentares».
Vamos por partes, e comecemos por expor a importância de uma alimentação saudável e correcta.Primeiro, atente-se no significado de uma medida importante, no que diz respeito à prevenção de celulite.
«Fazer várias refeições por dia», diz Alexandra Bento, «bem estruturadas, nunca sair de casa sem tomar o pequeno-almoço e ter sempre duas refeições principais».
E porquê sublinhar-se este ponto que parece tão óbvio?

«Muitas vezes as pessoas tendem a comer de forma desequilibrada ao almoço. Têm uma opção nutricionalmente pobre, com elevada densidade calórica. Por exemplo, comer um croquete, um folhado, um rissol, uma sandes de panado é pouco em termos de quantidade, mas muito em calorias. Depois, ao jantar, é cometido outro erro: como estamos mais relaxados, tendemos a compensar com uma refeição onde impera o exagero», pormenoriza a nutricionista.
Além disso, a relevância das tais seis ou sete refeições por dia, reduzindo as gorduras e privilegiando as frutas, os legumes e alimentos ricos em hidratos de carbono complexos (como o pão, o arroz, a batata e as massas), insere-se na lógica em que não podemos ficar sem alimentos. Se tal acontecer, o corpo tem uma tendência autofágica, por assim dizer, e vai consumir no imediato tecidos nobres como o músculo, enquanto a gordura se mantém intacta, já que é apenas utilizada em situa­ções de maiores carências.
«Os depósitos de gordura são apenas mobilizados posteriormente», diz Alexandra Bento.
Por outro lado, razões óbvias e alguns estudos indicam que o café e o álcool não são aconselháveis para quem procura combater a celulite.
«Tudo deve ter a sua conta peso e medida», sustenta a nutricionista.

Não há truques nem dicas que resistam...

De resto, em relação à celulite, não há truques nem dicas que resistam se não for tido em conta o que realmente interessa.
«É preciso submeter o estilo de vida a uma alimentação saudável e aumentar a actividade física, mantendo esses padrões inalterados.
Por outro lado, é interessante a massagem localizada, que pode contribuir para aumentar a circulação sanguínea de retorno, facilitar o desbloqueamento linfático, aumentar a oxigenação dos tecidos, mobilizar os detritos metabólicos, descongestionar o tecido conjuntivo e desfibrosar os nódulos de gordura, o que pode aumentar a elasticidade e flexibilidade, diminuin­do a celulite. Há que não esquecer que a gordura não se “evapora”», sublinha Alexandra Bento.
A ingestão de dois litros de água por dia é também um aspecto a ter em conta, já que ajuda a eliminar através dos rins as toxinas que se acumulam no organismo.

Metabolismos diferentes
Alexandra Bento atesta ainda que «é bom que as pessoas tenham a noção de que cada um tem o seu próprio metabolismo, ou seja, a energia necessária para o trabalho do organismo. Há pessoas que precisam de mais, outras que têm menos necessidades.»
Este é um conceito que é útil para lidar com o princípio da celulite. «Só depositamos gordura se houver excesso energético, se consumirmos mais do que necessitamos. O extra será sempre para depósito de gordura», acrescenta a nutricionista.
Estes especialistas servem-se de fórmulas para calcular as necessidades energéticas de cada indivíduo, considerando factores como a actividade desenvolvida, o peso, o sexo, a idade e a estatura.


Factores genéticos determinam celulite

O Dr. Luiz Leite, dermatologista, considera que os factores genéticos são os principais responsáveis pela celulite. «É um problema que tem muito a ver com a predisposição genética, para além da alimentação incorrecta e da falta de exercício».
Este especialista explica que a celulite deve-se «a um aumento da gordura superficial, com depósitos nas nádegas, ancas, coxas e abdómen, assinalados pela presença de“covas” nessas zonas».

Leia Mais...

Escolher a roupa para o Ginásio



Escolher a roupa para o Ginásio

A escolha do tipo  roupa  depende, basicamente, para onde se vai e o que se pretende fazer.
 Na ginásio, por exemplo, você faz exercícios e transpira. 

Portanto, vai precisar de roupas leves e que proporcionem mobilidade.

Geralmente, as  roupas utilizadas na  ginástica são colants  elásticos, pois  valorizam as curvas e realçam as imperfeições.
Tenha cuidado  e identifique os seus pontos fortes e fracos e aprenda a disfarçá-los antes mesmo de moldar o seu corpo no ginásio

Dica fundamental na escolha de roupa ideal:

 Bailarina, leggins acompanhadas de camisas disfarçam qualquer imperfeição e são combinações básicas.

Quem tem pernas…
curtas: pode vestir calções curtos, bermudas com detalhes verticais e finas

Mulheres com pernas finas devem destacar a parte de cima, com tops ou camisas largas.

Pernas grossas: podem vestir calças escuras que terminem abaixo dos joelhos  desabotadas se por acaso isso for um problema para si, prefira calças longas e escuras.

Quem tem busto…
grande e volumoso: deve vestir, sobre as camisas, tops que proporcionam boa sustentação. Antes de comprar os seus, experimente-os e simule alguns movimentos no na loja

Quem está com…peso a mais: geralmente, quando a pessoa se inscreve no ginásio está um pouco fora de forma.


Como está a sua estrutura muscular?
Se não estiver tão bem assim, utilize bodys escuros, calças com cintura mais baixa e tops com recortes na cintura  que cubram  toda a barriga.

Quem é…baixinha:
 Evitar roupas com listas horizontais, pois fazem a pessoa parecer ainda mais baixa e gordinha. Prefira as listas verticais.

Ténis, são muito importantes
- Invista num bom par de ténis
Actualmente, existem modelos para fins diferentes desde a caminhada, corrida, para desportos de  impacto. 

Dica com as meias
- Ténis devem ser calçados com meias de algodão, pois absorvem o suor do pé e impedem o atrito, causa de bolhas.
Leia Mais...

Percurso Pedestre em Beijós

Percurso Pedestre em Beijós

Esta a começar a Primavera  e com ela a vontade de começar a caminhar.
A Associação Cultural e Desportiva de Beijós esta a organizar uma caminhada já no próximo dia 29 de Março em Beijós. A concentração será por volta  das 8 horas na sede da ACD Beijós.
Haverá ainda um almoço com grelhada mistas.
para os interressdos podem inscrever-se até ao dia 27 na própria sede da associação ou através do  e-mail: ass.b.d.beijos@gmail.com
Leia Mais...

Trabalhar a Barriginha - Abdominais

Abdominais


Qual o homem que nunca desejou ter uma barriga sarada, toda cheia de "gominhos"? A aparência de “tanquinho”, além de atrair a mulherada, pode ainda ser sinonimo de qualidade de vida, pois fortalece a musculatura da região.
O homem é mais agressivo do que a mulher durante o treino, devido à quantidade de testosterona, “é uma questão hormonal mesmo”. “Com raras excepções, mesmo que um homem e uma mulher tenham exactamente o mesmo treino e a mesma alimentação, é o homem quem define primeiro”.
Os músculos do abdomen são exercitados por meio de séries de abdominais repetidas e diferentes. “Toda série de abdominais trabalha os músculos da região abdominal. A diferença é que as séries reforçam músculos diferentes da região, mas sempre trabalhando todos eles”, explica.
Recomenda-mos duas séries de 20 repetições de dois tipos diferentes de abdominais para quem está apenas começando, de duas a três vezes por semana. Com o tempo, o ideal é que a dificuldade dos exercícios seja aumentada.

Cuidados durante o treino de abdominais :

Assim como qualquer outro exercício físico, um médico deve sempre ser consultado antes do início dos treinos. Mas é importante que alguns cuidados sejam sempre tomados. São eles:
- trabalhe sempre respeitando seu nível de aptidão física.
- mantenha uma distância entre o queixo e o peito de, aproximadamente, um punho fechado.
- mantenha os cotovelos afastados um do outro (distância máxima que você, com o perto aberto, conseguir).
- mantenha a região baixa das costas sempre no chão.
- evite movimentos muito rápidos. O ideal é que você mantenha um ritmo de moderado a lento.
- comece os exercícios sem carga e vá acrescentando conforme for adquirindo resistência.
- respire sempre de forma adequada: expire na fase de subida e inspire na fase de descida.
Leia Mais...

Ginástica Localizada - Suas Vantagens

Ginástica Localizada

As Vantagens:

- Possibilita fortalecimento
muscular sem hipertrofia.
- Treina a coordenação motora.
- Proporciona grande consistência
corporal.

Riscos:

- Se praticada sem orientação de um profissional da àrea, pode provocar lesões nos grupos musculares trabalhados, e também problemas de postura e nas articulações.
Período mínimo para fazer efeito

- As melhoras já começam a ser sentidas depois de um mês de ginástica, se o treino for feito pelo menos três vezes por semana.

Gasto calórico médio:

- O gasto calórico numa aula de ginástica localizada é baixo, ficando em torno de 200 kcal/h. Para quem quer perder peso, o ideal é combinar a ginástica localizada com algum exercício aeróbico (como a caminhada ou corrida de longos períodos na passadeira ou a bicicleta).


Quem deve fazer:
- A actividade física é indicado para pessoas que desejam fortalecer sua estrutura muscular, e pode ser adaptado, com a devida orientação, para pessoas com problemas de coluna, de joelho, etc...


Precauções:

- Usar roupas leves e que facilitem os movimentos.
- Prestar toda a atenção as posturas corretas.
- Evitar a sobrecarga sobre a estrutura muscular e ossea.


Dicas do especialista:
Quem quiser começar a ginástica localizada deve fazer uma avaliação médica e ter consciência dos limites do seu corpo. Pessoas que nunca praticaram este tipo de ginástica não devem começar sozinhas, e sim com o acompanhamento de um professor de educação física como o nosso profissional Paulo Batista do Ginásio Corpóreo de Canas de Senhorim.
Leia Mais...

CARLSBERG CUP

Carlsberg Cup
O GINÁSIO CORPÓREO DE CANAS DE SENHORIM ,
E SEU RESPONSÁVEL - PAULO BATISTA dá os parabéns ao S. L. Benfica pela conquista da taça da liga no passado sábado dia 21 de Março de 2009.
Por ironia das coisas, o S.L. Benfica ganhou a Taça da Liga ao Sporting CP graças a um erro de Lucílio Batista e seus auxiliares.
O S.L. Benfica ganhar alguma coisa com erros de arbitragem, se trata de Lucílio Batista, o árbitro que, de longe, mais tem errado contra o S.L. Benfica, e não raras vezes a favor do Sporting.
Já tinha dito que, com isto, o S.L. Benfica não salva a época. Mas deixa o Sporting em maus lençóis, pois acaba por não ganhar nada e a equipa fica destroçada por perder a taça da Liga como perdeu.
Foi um jogo fraco e pouco interessante. Valeu pela exibição de Quim nos penaltis.
Há muita liga para jogar e, na verdade, isso, e o que daí resultar, interessa bem mais que a vitória de Sábado..
Leia Mais...

Passadeira - Bicicleta ou Transport - escolher


Perder aquela gordurinha que tanto lhe incomoda pode significar mais do que escolher o primeiro aparelho de exercício aeróbico e sair suando a camisa. Transport, bicicleta e passadeira, principais aparelhos aeróbicos, apresentam algumas diferenças fundamentais, que podem, inclusive, interferir na qualidade do exercício e na quantidade de caloria queimada.

“Não é o aparelho que vai fazer o gasto energético maior, é a pessoa. Depende de fatores como velocidade, carga, intensidade e frequência cardíaca em que ela faz o exercício”, conta Paulo Batista, professor de Educação Física do Ginásio Canas Senhorim. Comenta ainda que se esses fatores forem os mesmos nos três aparelhos, a perda calórica é equivalente.

Certas pessoas que apresentam problemas em articulações nos membros inferiores não podem, normalmente, fazer bicicleta pelo movimento de extensão e flexão do aparelho. “O transport é o que tem o menor impacto entre os três aparelhos. Logo depois vem a passadeira, mas ela apresenta uma redução do impacto em até seis vezes se comparado com o asfalto”, explica Paulo Batista.

Paulo Batista salienta ainda que antes do início de qualquer atividade física é fundamental que a pessoa passe por uma avaliação médica. “É necessário uma boa avaliação para saber exatamente quais exercícios são adequados para cada pessoa”.

Apesar de parecerem exercícios fáceis e simples, a bicicleta, a passadeira e o transport apresentam erros comuns de execução. “Além de casos de ritmo não proporcional com a carga, é comum a regulagem errada do banco da bicicleta e de posição corporal inadequada no transport, por exemplo.

Confira as características de cada aparelho:

Transport: É o que tem grau de dificuldade maior entre os três aparelhos, portanto a frequência cardíaca durante a execução do exercício tende a se elevar mais rapidamente. Ele apresenta ainda fadiga localizada nos membros inferiores, por forçar os músculos da perna todo o tempo.

Bicicleta: Apresenta baixo grau de dificuldade, fadiga localizada nos membros inferiores e flexão e extensão do joelho - algumas pessoas com problema no joelho não podem praticar o exercício.

Passadeira: Apresenta baixo grau de dificuldade e ausência de fadiga localizada.
Leia Mais...

A DOR È SUBJECTIVA / PSICOLÓGICA

A sensação de dor é psicológica e depende de cada pessoa, há pessoas mais sensíveis que outras

Isto não estava demonstrado neurologicamente, pelo menos até há bem pouco tempo pois uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade Wake Forest em Winston-Salem (USA) confirmou esta teoria através de um estudo onde analisou através de  ressonância magnética, o funcionamento do cérebro de 17 pessoas, aplicando-lhes água quente no corpo a diferentes temperaturas (até 49º) na zona posterior dos gémeos. 

As pessoas envolvidas neste estudo tinham que quantificar a sensação de dor através duma escala entre 0 a 10, enquanto era verificada ao mesmo tempo a actividade do córtex cerebral. Os resultados foram elucidativos, as pessoas mais resistentes à dor não apresentavam actividade cerebral perante a dor, enquanto que as mais sensíveis mostravam grande funcionamento e de forma agitada no córtex cerebral.

É caso para dizer já diz o velho ditado que a dor é psicológica e agora subjectiva
Leia Mais...

Full-Contact Fighters 8 em Viseu

Contact Fighters 8 - Torneio Intercontinental WUFC
Com o patrocinio da Federação Portuguesa de Full-Contact vai ter lugar no próximo sábado dia 21 de Março, na Associação Full-Contact de Viseu a competição "Full-Contact Fighters 8" - Torneio Intercontinental WUFC, onde vai estar em disputa o Título Intercontinental Absolutos em Ultimate Full-Contact, com a presença de oito lutadores.

São eles Divino Rui (Brasil-Portugal), Bruno Silva (Portugal), Luís Silva (Portugal), Vitaliy Kalynyuk (Ucrânia-Portugal), Palito (Brasil-Espanha) e os campeões oriundos do Brasil Ubiratan Marinho e Iuri Fraga

Esta é já a terceira vez que este título está em disputa, a primeira teve lugar em Novosibirsk - Rússia, onde Divino Rui enfrentou na final o russo Denis Podolyachin, e a segunda em Viseu, opondo na final o brasileiro Marcelo Barreira a Divino Rui (Brasil - Portugal) e agora a terceira novamente em Viseu.


Leia Mais...

BEBIDAS E ALIMENTOS ENERGÉTICOS

Para si que tem cuidados adicionais consigo, sempre que realizas exercício físico durante um longo período de tempo como no Ginásio de Canas de Senhorim ou competes em provas de resistência como por exemplo maratonas, provas de triatlo, marcha, alpinismo, ciclismo,ou seja modaliadades tipicas de resistencia é normal que sintas algumas dores musculares, por vezes picadas, gases abdominais e até por vezes episódios de  diarreia. 

Para evitar estes episódios, deves saber que podem estes podem ter origem na ingestão de  bebidas para desportistas em conjunto com barritas energéticas, pois  ambas são muito ricas em hidratos de carbono. 

O que acontece no nosso organismo?

Ao tomar estes alimentos ricos em glucose durante o exercicio fisico,  dá-se a saída de líquido do tubo digestivo para que seja equilibrada a alta concentração de açúcar no intestino, o que vai provocar problemas digestivos e também desidratação. 

Dicas:
 Evita misturar estes dois tipos de alimentos energéticos 
 Bebe pequenas porções de água para não desidratar.
Leia Mais...

COMPETITION





Por Luiz Henrique Rezende Maciel - Mestrando em Treinamento Esportivo - UFMG - Artigo preparado para a disciplina 'Tópicos Especiais - Coaching' - 2003.
Seguir o percurso de técnico implica em treinar os atletas buscando desenvolver todas as suas habilidades, sendo elas físicas ou psíquicas. Sabe-se que durante o treinamento muitas das habilidades físicas, como por exemplo, a força, a coordenação ou a flexibilidade, e das habilidades psicológicas como o controle do medo ou a ativação, são largamente exploradas e a busca pelo seu aprimoramento faz-se essencial para a melhoria geral dos atletas. A busca pela melhoria geral do atleta se resume a um objetivo principal que é a competição, a qual iremos tratar no decorrer deste editorial.
Ao propor uma meta a ser seguida, o técnico geralmente tem em mente alcançar um determinado resultado em uma competição. Após ter trabalhado com os atletas na formação de uma meta comum, o que é importante pois quando toda equipe está empenhada em um objetivo comum é mais provável que ele seja atingido, o técnico prepara sua equipe para o desafio iminente que é a competição.
Ao pensar na competição, muitas vezes temos em mente o momento exato de confronto (em esportes coletivos ou em que os atletas se confrontam diretamente) ou de apresentação (em esportes individuais ou sem confronto direto), porém a competição não se resume somente ao momento em que os atletas estão buscando atingir o que se propuseram, mas sim a todo o contexto que envolve tal busca. Vemos muitos técnicos, geralmente menos experientes, sobrecarregarem seus atletas de instruções e emoções nos momentos que antecedem ao seu desempenho e principalmente durante ele, dando inúmeras instruções durante à prática, muitas vezes agindo até com certa insanidade durante à competição. O que acontece nesses casos é que os atletas que possuem uma boa concentração geralmente não dão atenção às instruções, ignorando à presença do técnico, porém em contra partida os atletas que não possuem tal capacidade de concentrar-se são profundamente afetados com instruções tardias (durante à prática), perdendo seu foco principal, tendo então graves prejuízos em seu desempenho.
Os momentos que antecedem à competição devem ser destinados a prática de relaxamentos e exercícios que levem os atletas a fecharem seu foco, se voltando diretamente à tarefa que irão executar, por exemplo, na ginástica aeróbica através da mentalização de suas rotinas, ouvindo sua música, passando suas movimentações de braços. O importante é que o técnico identifique qual a melhor forma de ativar e preparar cada atleta para a competição, pois da mesma forma que alguns prefiram somente relaxar, outros preferem repetir algumas seqüências de movimentos, estando mais ativos no período que antecede a competição. Assim, o técnico deve controlar cada situação dentro da individualidade de cada atleta. De forma geral é primordial que o técnico mantenha o controle de suas emoções não demonstrando ansiedade ou insegurança à sua equipe, controlando assim as emoções de todo o grupo, e também que não dê instruções novas, ou seja, diferentes das que foram dadas durante os treinamentos, para que os atletas não tenham que encontrar naquele momento novas soluções para os novos problemas.
Durante a competição podemos identificar dois extremos opostos, vemos técnicos gritando com sua equipe e também aqueles que permanecem em silêncio ou se reservam a algumas poucas instruções. O principal é que o técnico conheça seus atletas, isso porque alguns necessitam de um empurrão (que é o estímulo dado por eles durante a prática) enquanto outros não conseguem assimilar informações durante a execução de sua rotina, como vimos anteriormente perdendo seu foco assim tendo prejuízos durante o desempenho da tarefa. É sempre viável que as instruções dadas durante a prática sejam principalmente de estímulo e em raros casos de correção, porque o atleta já está voltado a resolver os problemas que já percebe, assim quando o técnico vem com novos problemas o atleta pode se confundir quanto às suas ações.
Após a competição é sempre importante que o técnico dê um tempo para o atleta se estabilizar, revendo os pontos fortes e fracos de seu desempenho, estando posteriormente mais apto a correções que irão auxiliá-lo numa próxima competição. Mesmo que o atleta ou a equipe tenham vencido, são raras as vezes que eles não necessitam de alguma correção, da mesma maneira que mesmo que o atleta ou a equipe tenham sido derrotados, geralmente há pontos positivos a se destacar. Qualquer vitória deve ser comemorada e também qualquer derrota deve ser consolada, assim o técnico mantém sempre aberto seu canal com os atletas. O melhor momento de se ressaltar os pontos positivos ou corrigir os negativos é sempre um ou dois dias após a competição, porque é quando os atletas já estão mais calmos e longe do fervor do momento, podendo então assimilar melhor às informações, acatando suas falhas e buscando juntamente com o técnico meios para corrigi-las.
É importante que o técnico não assuma uma postura de superioridade perante sua equipe, afinal o resultado de uma competição não depende somente do atleta mas do trabalho realizado por toda equipe, sendo o técnico o principal responsável por ela. Se um planejamento bem executado não surtiu os efeitos esperados cabe ao técnico buscar novos meios para alcançar os objetivos da equipe, afinal sempre há uma próxima vez.
Leia Mais...

O FUTURO - PREVENCAO



Todos os anos biliões de euros são perdidos por absentismo ou invalidez dos empregados. No mercado de hoje, uma companhia tem que ter fundações sólidas para competir ao mais alto nível.Até à data, a maior parte das estratégias empresariais de contenção de custos de saúde têm-se centrado na implementação tímida de Medicina do trabalho e na obtenção de convenções com seguradoras. Estas medidas per se têm-se revelado insuficientes no combate aos custos associados aos cuidados de saúde, uma vez que negligenciam estratégias de prevenção e não apostam na responsabilidade individual para a manutenção de um estilo de vida saudável. Só assim se poderão combater os atrasos, baixa produtividade, grande taxa de rotação de trabalhadores, seguros médicos e fadiga.Exercício físico pode ser soluçãoO stress gera até 60% do absentismo. A actividade física e o relaxamento podem ser duas ferramentas que actuam como tampão aos efeitos nocivos do stress.Através da implementação de programas de exercício direccionado, várias empresas multinacionais deram conta que os seus empregados alcançam maior rendimento. Um empregado sonolento, cansado, sem tempo para comer não trabalha dando o seu máximo. Para se ser uma empresa inovadora é necessário que os seus trabalhadores sejam estimulados para que estes gerem processos criativos.Com um maior nível de energia, o ambiente laboral é mais favorável, e as pessoas mostram-se com maior determinação. Estabelece-se um equilíbrio entre a vida profissional e a esfera pessoal, optimizando-se o tempo de trabalho, e valorizando-se os períodos livres.
Vantagens para as empresas
Vantagens para os trabalhadores

Aumento da produtividade;
Moralização da equipa;
Melhoria da capacidade de decisão individual;
Redução de custos de saúde (indemnizações, custos de reabilitação, …);
Diminuição do absentismo;
Redução do stress e ansiedade;
Redução do turnover de empregados.


Redução do Índice de Massa Corpora (IMC) e Índice de Massa Gorda (IMG);
Capacidade aeróbica;
Força e resistência muscular;
Flexibilidade;
Humor. Os participantes descrevem sentir-se melhor.


No futuro a política das empresas será na área de prevenção. Através deste espírito os empregados terão acesso a uma alimentação saudável, serão brindados com oportunidades de exercício e sujeitar-se-ão a observações médicas regulares para a detecção de factores de risco. Serão comuns os programas regulares de aeróbica, sectores de recreação, rastreios epidemiológicos e debates sobre colesterol e tabagismo.
Leia Mais...

Mini-Trampolim



As aulas realizadas no mini-trampolim representam mais uma das opções de treino aeróbico oferecidas nas academias com
capacidade de promover melhora no condicionamento físico geral. O treino combinado de aeróbica e força tem gerado muitas discussões
sobre o efeito deletério que o primeiro pode produzir no segundo, quando praticado de forma subseqüente. Sendo assim, o objetivo
deste estudo foi verificar a influência aguda de uma aula de 40 minutos no mini-trampolim sobre o número de repetições alcançados no
agachamento. Participaram 12 mulheres praticantes de ambas as atividades (força e mini-trampolim) há pelo menos seis meses. O estudo
envolveu quatro dias de testes com intervalo de 48 horas entre os mesmos. No primeiro dia foi realizado um teste de 10RM no exercício
de agachamento. No segundo dia foi realizado um re-teste para verificar a reprodutibilidade das cargas. O terceiro dia envolveu a aula
no mini-trampolim e em seguida o exercício de agachamento com as cargas pré-determinadas. No quarto dia, as voluntárias realizaram
somente o exercício de agachamento com as cargas obtidas para 10RM. Na análise dos dados foi utilizada ANOVA de duas entradas
com medidas repetidas, seguida do teste post-hoc de Tukey (p<0,05).>
Leia Mais...

SPA, SAUNA


Sauna

As visitas regulares à sauna são um programa ideal contra o stress que purificam e removem as impurezas do corpo.

O jogo entre a água quente e fria estimula as funções físicas, especialmente a circulação do sangue e a irrigação. Além disso, é apropriada para aumentar a resistência do corpo, como a pulsação é estimulada e aumenta a pressão de sangue.


Venha conhecer os nossos serviços da zona relax, no Corporeo, todos os dias
Leia Mais...

Nutricão - Doencas Cardiovasculares



NUTRIÇÃO

Numa sociedade em que todos os dias surgem inúmeros novos casos de doenças cardiovasculares, doenças crónicas degenerativas, excesso de peso e obesidade, entre outros; torna-se cada vez mais importante a adopção de um estilo de vida saudável.



A alimentação é um dos factores ambientais que mais interfere na saúde e bem estar, uma vez que é ela a responsável pelo fornecimento de todas as substâncias necessárias ao normal funcionamento do organismo. No entanto, não basta simplesmente fornecer estas substâncias (nutrientes) ao organismo; a quantidade em que são consumidas as proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibra e água, são importantes. Tem de existir uma adequação em termos de quantidade e qualidade de alimentos, ingeridos por cada indivíduo.



Se tem dificuldade em controlar o seu peso, não consegue encontrar o equilíbrio de uma forma saudável, ou se simplesmente pretende melhorar a sua alimentação... Comece por promover a sua saúde, contribuindo assim para o aumento da sua qualidade de vida - Nós podemos ajudar!

Venha Saber como ao GINÁSIO CORPOREO DE CANAS SENHORIM...
Leia Mais...

KINESIS

Kinesis

Com apenas 30 minutos de exercício físico por dia você pode aumentar muito a sua qualidade de vida. O sistema Kinesis mostra-lhe como.

Quem não gostaria de ter mais tempo para se exercitar e cuidar da sua saúde? Infelizmente, o ritmo de vida que levamos nem sempre permite que nos dediquemos o suficiente a algo tão fundamental para o nosso bem-estar como é a actividade física.

No Ginasio, você pode realizar um treino completo, rápido e eficaz em apenas 30 minutos. O sistema kinesis – único em Portugal – permite-lhe combinar força, estabilidade e flexibilidade num só aparelho. Com um circuito nestes aparelhos inovadores, adaptados a diferentes níveis de experiência, você trabalha as diferentes partes do corpo no mínimo tempo e com o máximo de resultados. Em 30 minutos terá benefícios como a melhoria cardiorespiratória, ganhos de massa muscular, ganhos de flexibilidade e de força , prevenção de doenças cardiovasculares e de problemas de coluna, melhorando a sua qualidade de vida em geral e, claro, a sua auto-estima.

Pronto para começar

Leia Mais...

Actividades desportivas com uma componente de coordenação e coreografia: aeróbic dance, step, ginástica, Kick-boxing…


Não tente seguir uma coreografia para a qual não está preparado(a). Este tipo de classes está dividida por níveis e deve, por isso, iniciar num nível mais baixo, adequado à sua condição física e capacidade em assimilar toda a informação que vai receber. Se tem uma boa condição física, o seu pensamento vai estar mais livre e avançará mais rapidamente. Se não consegue seguir o grupo num determinado exercício, pára e analisa o movimento do professor (pois surge a necessidade de ocorrer uma entrada sensorial - Visão, um tratamento central, e posterior saída motora - exercício). Todas as coreografias dividem-se em blocos que se repetem de uma forma cíclica. Trata de memorizar cada bloco em separado e a ordem em que ocorrem na coreografia. Assim, mesmo que perca um dos blocos, conseguirá voltar ao início do próximo passo, porque conhece a continuação dos passos. Se não consegue fazer determinado exercício recorda o elemento técnico que o faz perder o ritmo. Ao terminar a aula, pede ao professor que explique os passos que não consegue acompanhar. Tenta interiorizar esses movimentos para que ao chegar a casa os possa visualizar e trabalhá-los tranquilamente sem a pressão de ter os companheiros a observar.
Na próxima aula lembre-se das explicações do professor e repete todo o processo, sempre com um pensamento positivo
Leia Mais...

Não comas doces… e dá uma boa gargalhada de seis em seis horas


Comer em boa companhia não torna apenas a refeição mais agradável como melhorará a tua saúde. Esta é a conclusão de um estudo da universidade japonesa de Tsukuba, que afirma que rir enquanto se come é um bom método para diminuir a glucose no sangue, especialmente para as pessoas com diabetes tipo II. Não foi possível determinar as causas deste fenómeno, mas pensa-se que se deve ao aumento do consumo de energia devido ao trabalho dos abdominais.
Leia Mais...

EXERCICIO FISICO PARA MANTER CÉREBRO JOVEM

Exercícios físicos podem ajudar a manter o  cérebro jovem,  
Fazer exercício físico diariamente pode ser uma fonte de juventude para o cérebro, segundo estudo publicado no Journal of Applied Physiology. Porém, segundo outros pesquisadores de Taiwan, a prática deve começar o mais precoce possível, pois os efeitos diminuem rapidamente para quem começa na meia-idade.


No estudo, os cientistas colocaram alguns ratos para correr na rodinha todos os dias a 70% de sua capacidade aeróbia durante cinco semanas, e deixaram alguns sem fazerem exercício. Concluiram que aqueles que se exercitaram tiveram 2,5 vezes mais crescimento de novas células cerebrais do que os sedentários, e maior integração dos novos neurônios a redes cerebrais.
 Por isso só tema ganhar com a prática continuada de exercicio fisico, venha fazer exercicio no nosso ginásio

Os ratos que começaram no início da meia-idade tiveram melhores resultados do que os que começaram no final da meia-idade. Se forem confirmados em humanos, os resultados podem indicar uma forma de reduzir o declínio cognitivo do envelhecimento.




VENHA MEXER AO GINÁSIO DE CANAS SENHORIM VAI SER UM ESPATÁCULO
Leia Mais...

Stress associado ao risco de quedas e fracturas em idosos


O stress bem como a fragilidade física tipica da idade, pode colocar os idosos perante maior risco de quedas e fracturas, segundo um estudo do Instituto Karolinska, na Suécia. 
Dos 137 idosos hospitalizados com fracturas de bacia associadas a episódios de quedas, os especialistas chegaram a conclusão que a probabilidade de  quedas era elevada uma hora após um episódio de perturbaçãfracturas e quedaso emocional.

As análises indicaram que os riscos de quedas aumentavam 12 vezes após por exemplo um  “surto de raiva”, 20 vezes após um episódio stressante, e seis vezes perante a tristeza. Mas as análises não revelam as razões dessa relação.

Os autores acreditam que o stress emocional aumenta o risco de queda ao tirar a atenção dos idosos em manter sua postura e equilíbrio. E o stress poderia também afectar o seu foco visual, outro factor importante para manter o equilíbrio e prevenir quedas. 
Por isso, os especialistas recomendam a todos os  idosos perante situações de stress permaneçam sentados até que passe o estado em que se encontram e fiquem mais calmos.
Leia Mais...

Artrite atrapalha pessoas com doenca cardiaca de fazer exercicios

Artrite atrapalha pessoas com doença cardíaca de fazer exercícios?




A artrite, comum em pacientes com doença cardíaca, acaba sendo uma barreira para esses pacientes realizarem as atividades físicas necessárias para melhorar sua saúde. 
De acordo com especialistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos Estados Unidos, muitas pessoas que têm estas duas enfermidades não entendem que mesmo os exercícios mais leves podem diminuir os problemas; e são mais propensas a serem sedentárias.




Neste estudo utilizaram fizeram duas pesquisas nacionais sobre o tema que revelaram que  57% das pessoas com doença cardíaca também sofriam de artrite. E esses seriam mais propensos a raramente ou mesmo nunca fazerem exercicio– 29% deles eram sedentários, contra 21% daqueles apenas com doença cardíaca, 18% daqueles que tinham apenas artrite, e 11% das pessoas que não tinham nenhuma das duas condições.




Os autores deste estudo destacam que, embora os exercícios melhorem ambas as condições, muitas pessoas ainda são sedentárias pelo facto de terem duvidas sobre quais as atividades são seguras e por temer agravar os dois problemas.
 Mas, nós profissionais do Ginásio Canas de Senhorim salientamos e reafirmamos que vale mais pouco exercício moderado, do que nenhum - MEXA-SE PELA SUA SAÚDE

Leia Mais...

Dicas contra a celulite

A maioria das mulheres queixa-se da inestética celulite, vulgarmente chamada de “casca de laranja”. Esta aparece devido a perturbações no funcionamento do sistema hormonal e como consequência de determinados momentos da vida.

Apesar da predisposição genética, sabe-se que factores como uma vida sedentária, a má circulaçãoe os maus hábitos alimentares agravam o aparecimento desta nossa “inimiga”.

Soluções para evitar a celulite:

Massagem Reafirmante e Drenagem Linfática

A massagem reafirmante é especialmente indicada para aquelas pessoas que desejem dar à sua pele um aspecto firme. Realiza-se através de manipulações ascendentes que vão aumentando em intensidade, mas sempre sem causar incómodo à paciente. Para potenciar as massagens utilizam-se cremes de acção profunda liporedutora. Cada sessão dura 45 minutos.

Para isso venha ao nosso ginásio de canas de Senhorim onde temos a sua disposição este serviço prestado pela clínica mediestética de Dalila Monteiro

Silklight

Esta técnica consiste na aplicação de uma revolucionária terapia de massagens subcutâneas efectuadas com um aparelho que estimula a circulação cutânea interior, nas zonas a tratar.

Mesoterapia

É uma técnica através da qual se administra um medicamento homeopático em doses muito baixas, mediante infiltrações ao nível intradérmico utilizando agulhas mínimas. Com este tratamento consegue mover-se a gordura acumulada que não desaparece com o exercício.

Lipoaspiração

Esta cirurgia, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é indicada para tratar problemas de obesidade, mas sim para aperfeiçoar e corrigir regiões concretas que apresentem gordura acumulada, que não se desfaz nem com o exercício nem com a dieta. Consiste na introdução de finíssimas cânulas ligadas a uma máquina de vácuo
Leia Mais...