O stress bem como a fragilidade física tipica da idade, pode colocar os idosos perante maior risco de quedas e fracturas, segundo um estudo do Instituto Karolinska, na Suécia.
Dos 137 idosos hospitalizados com fracturas de bacia associadas a episódios de quedas, os especialistas chegaram a conclusão que a probabilidade de quedas era elevada uma hora após um episódio de perturbação emocional.
As análises indicaram que os riscos de quedas aumentavam 12 vezes após por exemplo um “surto de raiva”, 20 vezes após um episódio stressante, e seis vezes perante a tristeza. Mas as análises não revelam as razões dessa relação.
Os autores acreditam que o stress emocional aumenta o risco de queda ao tirar a atenção dos idosos em manter sua postura e equilíbrio. E o stress poderia também afectar o seu foco visual, outro factor importante para manter o equilíbrio e prevenir quedas.
Por isso, os especialistas recomendam a todos os idosos perante situações de stress permaneçam sentados até que passe o estado em que se encontram e fiquem mais calmos.
0 comentários: on "Stress associado ao risco de quedas e fracturas em idosos"
Enviar um comentário