Numa altura em que o numero de fracturas associadas à osteoporose não pára de aumentar,
consequência do aumento da esperança média de vida, a Fundação Internacional da Osteoporose
estima que ocorram anualmente cerca de i,6 milhões de fracturas da extremidade proximal do fémur (anca) em todo o mundo. Por isso, é cada vez mais urgente alertar a população para a necessidade de prevenção desta doença. Mas o que é afinal a osteoporose? Trata-se de urna doença metabólica, em que os ossos se vão tornando cada vez mais frágeis, conduzindo a um risco acrescido de fractura, que afecta maioritariamente as mulheres pás-menopáusicas acima dos 6o anos de idade, mas que também pode afectar os homens.
De acordo com Paulo Felicíssimo,coordenador do serviço de ortopediado Hospital Fernando da Fonseca “um dos principais problemas da osteoporose é que se trata de uma doença assintomática até ao aparecimento da primeira fractura, que pode ser relativamente simples. mas que quando acontece na anca leva a grandes complicações, pois os doentes ficam mais limitados e a recuperação pós-operatória é muito mais demorada”.
No entanto, a doença pode ser prevenida desde cedo, com a adopção de hábitos de vida mais saudáveis. “Sabemos que os níveis máximos de cálcio se atingem entre os o e os o anos de idade e que a partir daí esses níveis começam a descer. No entanto, se aos 30 anos os nossos ossos forem suficientemente ricos em cálcio, as perdas que vamos sofrendo inevitavelmente ao longo da vida nunca serão tão intensas ao ponto de desencadearem a doença”, explica o também presidente do colégio de Ortopedia da Ordem dos Médicos.
Paulo Felicíssimo salienta ainda que uma das formas de atingir os níveis máximos de cálcio para manter os ossos fortes e prevenir fracturas é praticar uma dieta equilibrada ao longo de toda a vida, maioritariamente rica em cálcio (ver caixa de texto) e em vitamina D, sendo que o leite e os seus derivados são os alimentos com mais cálcio na nossa alimentação. Além disso, o cálcio existente no leite é absorvido mais facilmente pelo nosso organismo do que o cálcio existente noutros alimentos, nomeadamente nos vegetais verdes, por isso, ao longo de todas as etapas da nossa vida, o leite e os seus derivados são os principais fornecedores de cálcio do nosso organismo.
Por outro lado, numa idade mais avançada, para prevenir a osteoporose, além de uma alimentação rica em cálcio, é fundamental ter uma actividade física regular. “Havendo actividade física a parte muscular vai fortalecer-se e não haverá tanta perda de coordenação, o que faz com que haja menos quedas e consequentemente menos fracturas”, refere Paulo Felicíssimo, ressalvando que na óptica da prevenção das quedas é igualmente importante remover os tapetes em casa, não ter móveis a obstruir a passagem e escolher calçado aderente.
1 comentários: on "Previna a osteoporose aumentando o consumo de Leite"
Excelente conteúdo.
Abraços forte.
Enviar um comentário