A reabilitação cardíaca consiste num conjunto de medidas, que incluem um programa individualizado de exercícios físicos e controlo de factores de risco de doença coronária, que permite reduzir a mobilidade e a mortalidade em doentes com problemas cardiovasculares, nomeadamente insuficiência cardíaca.
Educação, aconselhamento, exercício físico ou soluções para uma alimentação saudável são
algumas das etapas que compõem o processo de reabilitação cardíaca que, em países como a Finlândia ou a Holanda, têm taxas de participação superiores aos80%.
De acordo com os resultados de um inquérito nacional, apenas 3% dos doentes com enfarte do miocárdio recorrem à reabilitação cardíaca, apesar de o número de centros continuar a aumentar. Estes valores de reduzido adesão à reabilitação cardíaco têm como causas principais a falta de recomendação por parte dos médicos e a não comparticipação da reabilitação pelo Serviço Nacional de Saúde, segundo o mesmo inquérito.
A reabilitação cardíaca reduza reincidência entre vítimas de enfartes, e o mortalidade desce até 30%. No entanto, em Portugal, apenas é efectuada em 18 centros. Não existe na maioria dos hospitais públicos, e com os privados não há convenção, sendo que o tratamento custa cerca de 200 euros por mês.
As influências do exercício físico sobre o comportamento da pressão arterial devem ser avaliadas a longo prazo, dependendo do tipo de exercício realizado, frequência, intensidade e modo de aplicação. Assim, a reabilitação cardíaca apresenta objectivos profilácticos e terapêuticos, visando reduzir o impacto físico e psicossocial das condições incapacitantes e limitantes que a cometem o indivíduo, ajudando assim a restaurar e a aumentara capacidade funcional de modo a obter-se considerável qualidade de vida e prognóstico.
Neste contexto, a fisioterapia, que tem como objectivo minimizar as limitações físicas e sociais impostas a uma pessoa por patologia aguda ou crónica, utilizo o exercício físico como instrumento de trabalho, assumindo um papel fundamental na recuperação de indivíduos com disfunções do sistema cardiovascular.
0 comentários: on "Reabilitação cardíaca"
Enviar um comentário