Lífe coaching

Links patrocinados

Sente que precisa de mudar alguma coisa no sua vida, mas não sabe, o quê, nem como? O lífe coaching póde ajudá-lo a descobrir e o definir o caminho do mudança.

O conceito já não é novo em Portugal e nos últimos tempos é cada vez mais utilizado em diversos contextos. No entanto, será que sabe realmente o que significa, como é que funciona e no que é que se traduz a prática de coachíng? De acordo com a Executfve & Life Coach, Maggie João, autora do livro Coachíng - Um guia essencial ao sucesso do coach, do gestor e de quem quer ser ainda mais feliz, “o coaching é uma disciplina dentro da área do desenvolvimento pessoal, que ajuda a estruturar os pensamentos, a definir os planos de ação e a objetivar emoções, conferindo um enquadramento que ajuda a outra pessoa a ver a sua vida de diferentes ângulos e prismas”. No entanto, salienta Adelino Cunha, fundador da empresa I Have The Power, “o coaching não apresenta soluções ou respostas para os problemas das pessoas, é apenas um processo que as ajuda a encontrar essas soluções, o que faz com que não se deva confundir coaching com formação”.

Trata-se pois de uma metodologia, suportada por um conjunto de ferramentas que potenciam o desenvolvimento das pessoas e que pode ser aplicada ao nível pessoal (Life Coaching), existindo também variantes orientadas para executivos (Executive Coaching), para equipas de trabalho (Team Coaching) ou para negócios (Business Coaching). De uma forma bastante simplista, trata-se de uma conversa entre duas pessoas, um coach e um coachee, que tem como intuito ajudar o cliente a atingir os objetivos pessoais, que são por ele predefinidos. “O que o coach faz é levar o coachee a chegar às suas próprias soluções, através da técnica de perguntas poderosas. A ideia é que qualquer pessoa sabe sempre o que quer, embora por vezes possa não ter essa ideia suficientemente esquematizada para a apreender. Através das perguntas poderosas a pessoa começa a falar e a verbalizar sentimentos, até que em determinado momento do processo percebe nitídamente qual é o seu caminho”, explica Maggie João, acrescentando que “o alcance dos objetivos depende essencialmente de duas coisas: se a pessoa está preparada para mudar e quer realmente mudar e qual é o intuito dessa mudança”. O exercício da roda da vida ou do girassol ajuda a identificar as áreas em que a mudança pode ser desejável, porque mostra de uma forma bastante visual a situação presente, sendo um primeiro instrumento de análise e autodescoberta que pode conduzir a novos objetivos e impulsionar novos caminhos. Refira-se que por norma, no Life Coachíng são agendadas cerca de oito sessões, com uma frequência quinzenal ou mensal, consoante a situação. M.J.F.(in Dica)




Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Lífe coaching"