São poucas as mulheres que, ao longo da sua vida não fazem uma ou
mais dietas de emagrecimento. Mesmo que não façam uma dieta programada, com objectivos bem estipulados, mais cedo ou mais tarde acabam sempre por restringir aqui e ali ou cortar com isto ou com aquilo!
Quase toda a gente acha que sabe exactamente aquilo “que faz engordar” ou “que faz emagrecer".
Será que sabe mesmo?!
Vamos abordar alguns dos los mitos mais comuns.
Um dos maiores mitos que persistem nas mentes dos adeptos das dietas de emagrecimento é relativamente ao pão. As pessoas que querem emagrecer, ou as que não querem engordar, deixam de comer pão! Na verdade deixar de comer pão não é a solução para eliminar os quilos que se tem a mais.
O pão não é discriminado sozinho. Acompanham-no todos os outros farináceos: cereais, batata, feijão, arroz, grão, massa, ervilhas, favas, milho, etc. Estes alimentos, fornecedores de amido, pertencem ao grupo que se situa na base da Pirâmide dos Alimentos, o que
significa que é deles que se deve obter, diariamente, a maior parte dos nutrientes para uma
alimentação equilibrada. Como a maioria dos alimentos, os farináceos, quando ingeridos
nas quantidades certas, não engordar e podem, e devem fazer parte de uma dieta de emagrecimento.
Outro grande mito é relativa as bananas! Há mesmo pessoas que apesar de adorarem comer bananas, passam meses, ou mesmo anos, sem tocar numa única banana com a firme convicção de que “fazem engordar”. Mais um erro! Comer uma banana de dimensões modestas ou comer uma maçã, que na sua maioria nunca pesam menos do que 150 g a 250 g, vai dar ao mesmo em termos calóricos.
Não há alimentos que façam, só por si, emagrecer ou engordar. E tudo uma questão de quantidades. Naturalmente que há sempre alimentos que, pela sua densidade em calorias, podem perfeitamente ser excluidos, como por exemplo os fritos e bolos de pastelaria carregados de gordura. No entanto, todos os alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável devem integrar uma dieta de emagrecimento, desde que nas quantidades certas. Só assim é possivel, depois de uma fase restritiva, manter o peso sem grandes sacrificios.
0 comentários: on "Nutrição para o corpo e mente dietas e mitos"
Enviar um comentário