Activar
A activação refere-se principalmente às funções orgânicas, em especial a circulação sanguínea e a respiração, desde a ventilação pulmonar às trocas gasosas teciduais.
E intuitivo que todos os exercícios que se pratiquem para mobilização e tonificação, intensificam a actividade orgânica geral.
Todavia, com os esquemas dos exercícios para idosos — sobretudo para os que vivam em sedentariedade — têm que obedecer a um ritmo lento e ao propósito correctivo de acção principalmente local, a activação pode não atingir a intensidade necessária.
Convém então completar o esquema com exercícios em que o objectivo seja o efeito geral, como lançamentos de bolas, diferentes tipos de marchas e pequenas corridas.
Exercícios sem esforço
É evidente que não pode produzir-se movimento sem qualquer esforço muscular.
Todavia, aproveitando a acção da gravidade, impulsos oscilatórios e a tendência espontânea de regresso do corpo à posição de repouso inicial, podem efectuar-se muitos movimentos quase sem intervenção da musculatura e portanto, mantendo o relaxamento de grande número de músculos.
Mas é errónea a suposição de que as técnicas de relaxamento muscular são as mais indicadas para a velhice, pois quase não produzem os efeitos locais e gerais de que carece o organismo senil. E apenas no termo da sessão de ginástica têm utilidade e muito mais no jovem que acaba de fazer um exercício violento, com intensa congestão das massas musculares, do que no idoso, em que a violência do exercício muscular nunca deve ser atingida.
O seu principal efeito é o descongestionamento dos músculos e daí a designação de exercícios derivativos.
Salvo nos exercícios sem esforço que pretendem requerer dos músculos uma actividade mínima, em nenhum movimento c pode prescindir duma execução correcta.
Todos os exercícios são portanto implicitamente correctivos. É intuitivo que na composição dos esquemas qualquer
exercicio pode assumir o carácter de aquecimento, mobilízação, tonificaçao ou activação, consoante o esforço, amplitude ou intensidade que se imprimam aos movimentos.
Não há, portanto, barreiras bem definidas entre estas fases; apenas uma sequência gradual de esforços ligeiros para esforços intensivos.
0 comentários: on "ACTIVAR - EXERCÍCIO SEM ESFORÇO"
Enviar um comentário