Calores, afrontamentos e suores nocturnos são sem dúvida os sintomas mais frequentes da entrada na menopausa, uma fase específica da vida da mulher. “Por menopausa entende-se a cessação de menstruações”, explica Mário de Sousa, presidente da Sociedade Portuguesa de Menopausa (SPM).
“Uma mulher que deixou de menstruar durante um ano e que tem entre 45 e 55 anos de idade é uma mulher que está em menopausa natural”, adianta o especialista.
Trata-se de uma etapa natural da vida da mulher e é assim que deve ser encarada
Anualmente, estima-se que entrem na menopausa cerca de 300mil mulheres portuguesas, sendo que de acordo com os especialistas, a menopausa não é uma doença e não deve ser encarada como tal “Trata-se de uma etapa natural da vida da mulher e é assim que deve ser encarada”, refere Mário de Sousa, salientando que “o que faz com que a mulher recorra à consulta de menopausa numa fase inicial são os sintomas vaso motores, tais como os calores e os suores, que podem surgir várias vezes ao longo do dia, durante apenas alguns segundos ou alguns minutos, mas que alteram por completo a postura e a qualidade de vida dessa mulher”.
Segundo o presidente da SPM, 75 por cento das mulheres que entram na menopausa têm esta sintomatologia, com maior ou menor intensidade, e destes 75 por cento, 25 por cento vão ter de aprender a lidar com esses sintomas até ao fim da vida.
Mas os calores, os afrontamentos e os suores nocturnos não são os únicos sintomas que podem surgir durante a menopausa, a carência Hormonal implica muitas outras queixas.
“Numa fase posterior da menopausa é frequente também o aparecimento de secura vaginal, de infecções urinárias, de alterações de sono, que estão muitas vezes relacionadas com o aparecimento da sintomatologia vaso motora durante a noite e de alterações de humor, que se caracterizam pela alternância entre um comportamento ansioso e um comportamento depressivo, embora não se possa confundir a menopausa nem com uma depressão nem com uma crise de ansiedade, que são patologias de outro foro. São igualmente frequentes as dores musculares e poli articulares. o que faz com que em termos de sintomas a menopausa tenha um quadro de sintomas muito vasto”, explica Mário de Sousa.
Para ajudar - a mulher a superar todos estes sintomas, melhorando consideravelmente a sua qualidade de vida, foi desenvolvida terapêutica hormonal que, de acordo com o presidente da SPM “é a única que atenua os sintomas da menopausa, apesar de c ter associadas algumas contra -indicações absolutas, tais como hemorragias vaginais de causa desconhecida, trombo embolismo activo, doença hepática aguda e doença oncológica hormono-dependente.
No entanto, cada caso é um caso e a terapêutica a administrar depende de mulher para mulher”, salienta o especialista que defende acima de tudo a adopção desde cedo de hábitos de vida saudáveis. “E preciso incentivar as modificações do estilo de vida ao nível ( dos cuidados a ter o com a alimentação, incentivando ir também a prática regular de exercício físico, mesmo antes do aparecimento da menopausa. O exercício fisico pode resumir-se a uma caminhada durante 45 minutinhos três vezes por semana e em relação à alimentação há que apostar na chamada dieta mediterrânea, sendo igualmente fundamental a abstenção em relação ao tabaco e ao álcool”.
Importante é aprender a aceitar a mudança e procurar levar uma vida equilibrada Na opinião de Mário de Sousa as mulheres portuguesas estão cada a vez mais informadas em relação à menopausa e começam a entender melhor que essa fase da vida não implica necessariamente o começo do fim. “Algumas ficam até bastante aliviadas com o seu aparecimento.
VENHA MEXER AO GINÁSIO CORPÓREO DE CANAS DE SENHORIM…
AGUARDAMOS SUA VISITA…
0 comentários: on "Menopausa"
Enviar um comentário