São várias as acções destas fibras insolúveis no organismo; os seus benefícios só agora começaram a ser realmente conhecidos, o que explica que estejam cada vez mais presentes em produtos nutracêuticos, dietéticos, lácteos, entre outros. Para além dos seus efeitos positivos, podem ainda melhorar o sabor dos alimentos.
Efeito saciante — diminuição do apetite
Sendo um tipo especial de fibras, os FOS têm a capacidade de absorver água e gorduras, desta forma, aumentam o volume gástrico e estimulam o fundus estomacal, produzindo menos grelina e mais leptina (péptido que está relacionado com a diminuição do apetite).
Evitam picos insulínicos
Apesar de serem quase tão doces como o açúcar comum (sacarose), como não são absorvidas no trato intestinal superior, têm um baixo índice glicémico; deste modo, promovem uma libertação lenta e moderada de insulina, evitando picos de produção da mesma, o que conduz à acumulação de gordura e hipoglicemias. Ao contrário dos açúcares que fornecem fornecem 4 cal/g, os FOS fornecem somente 1 cal/gl.
Evitam distúrbios intestinais
Ao contrário dos oligosacáridos, em geral, que podem provocar irritação da mucosa intestinal, os FOS são sujeitos a uma fermentação selectiva, diminuindo a produção de substâncias putrefativas (2) e promovendo uma saudável motilidade intestinal. Somente em doses muito elevadas (muito superiores às doses de oligosacáridos recomendadas), os FOS podem provocar eventuais diarreias.
Diminuem a absorção intestinal de gorduras e de açúcares
Os FOS têm a capacidade de bloquear parcial mente os enterócitos — células intestinais onde ocorre a absorção dos nutrientes-, evitando, assim, a passagem de gorduras e de alguns açúcares para a corrente sanguínea. Por outro lado, aumentam a absorção de catiões como o cálcio e
o magnésio.
0 comentários: on "Acções dos FOS no organismo humano"
Enviar um comentário