O desenvolvimento do pensamento resulta da reflexão prática na relação com o meio físico e social
A actividade humana de forma geral, e em particular a relação mão-cérebro, põem em jogo um conjunto de ‘funções essenciais à estrutura do pensamento: generalização, abstracção, dedução, memorização; ao mesmo tempo solicita e promove o desenvolvimento dos órgãos dos sentidos: visual, auditivo e táctil-quinestésico.
A vida em grupo exigiu também aspectos que contribuíram para o desenvolvimento do pensamento humano:
comportamento cooperativo, organização e coordenação de tarefas.
A relação entre o desejado e o conseguido, os fracassos ou os sucessos momentâneos, a observação constante do resultado alcançado e o juízo emitido sobre o grau de utilidade das acções realizadas foram os maiores mestres do homem na medida em que constituem a base fundamental que o levou a reflectir e a procurar uma correcção constante.Foi através da motricidade utilitária e construtiva, da exploração táctil e da observação visual, proporcionadas pela relação entre a mão (aspecto motor) e o cérebro (aspecto psíquico), que o pensamento pôde formar-se e desenvolver-se
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