No entanto, com a chegada do Inverno, e consequentemente do frio e da chuva, é ainda mais importante reforçarmos as defesas do nosso organismo através dos alimentos que ingerimos. “Para reforçarmos o nosso sistema imunitário é de extrema importância consumir, pelo menos, cinco porções de fruta e de legumes por dia.
Alimentos como a laranja, a tangerina, a clementina, o dióspiro, o kiwi, os frutos silvestres, a couve-galega, os brócolos ou os espinafres, entre outros, são especialmente ricos em vitamina C e antioxidantes, fundamentais para nos protegermos das agressões exteriores”, salienta Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN).
De acordo com um estudo recente do Instituto da Hidratação e Saúde, o aporte hídrico dos portugueses é bastante inferior ao recomendado, sendo que uma desidratação continuada tem efeitos a longo prazo, nomeadamente ao. nível cardíaco, renal, respiratório digestivo.
“A desidratação resulta da eliminação de água e sais minerais do organismo e acontece quando o balanço hídrico é negativo, isto é, quando as perdas são superiores ás entradas”,
explica a nutricionista Patrícia Padrão, salientando que a hidratação não deve ser esquecida durante o Inverno, sendo que para isso não temos necessariamente de consumir apenas água. “Os produtos hortofrutícotas, ricos em água, fibra e antioxidantes, ajudam a fortalecer e a hidratar o nosso organismo e, como tal, devem ser consumidos em maior quantidade, nomeadamente durante o Inverno”, refere Patrícia Padrão.“Para reforçarmos o nosso sistema imunitário é de extrema importância consumir, pelo menos, cinco porções de fruta e de legumes por dia”.
Esta é uma opinião partilhada por Alexandra Bento, que acrescenta que uma boa maneira de consumirmos a quantidade de legumes recomendada diariamente é através do aumento do consumo de sopa, “um prato que prima pela riqueza nutricional, visto que para além de ser rica em vitaminas e minerais, é igualmente rica em água e em fïbra”. Importa ainda referir, que os frutos secos oleaginosos, tais como as nozes, as avelãs, as amêndoas ou os pinhões, e os frutos desidratados, de que são exemplo os figos, as ameixas, as passas de uva e as tamaras, típicos desta época do ano, também devem fazer parte do nosso guia alimentar e por isso recomenda-se um consumo até 20 gramas por dia destes alimentos.
Uma das regras fundamentais para uma boa alimentação está na variedade dos alimentos que consumimos, sendo que quanto mais colorida for a nossa alimentação, tanto ao nível das frutas como dos legumes, melhor. Hoje em dia, já nem sequer se coloca a questão destes produtos estarem apenas disponíveis numa época específica do ano, uma vez que todos eles se encontram com relativa facilidade ao longo de todo o ano, havendo nomeadamente uma variedade cada vez maíor no que às frutas diz respeito, com a introdução no mercado dos chamados frutos éxóticos, tais como o physalis, o maracujá roxo, a pitaya amarela, a curuba ou o baby ananás, entre outros, todos eles ricos em vitaminas e minerais, fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.
0 comentários: on "Enfrente o Inverno com Alimentação Rica em Frutas Legumes"
Enviar um comentário