DOENÇAS CARDIOVASCULARES - PREVENÇÃO

Links patrocinados

DOENÇAS CARDIOVASCULARES - PREVENÇÃO


A redução dos principais factores de risco e a manutenção de níveis adequados e de antioxidantes no organismo podem contribuir decisivamente para a prevenção das doenças cardiovasculares.

O dia Mundial do Coração foi criado para alertar as pessoas de todo o mundo para o facto da doença cardíaca e do AVC (Acidente Vascular Cerebral) serem a primeira causa mundial de morte, provocando todos os anos 17,2 milhões de vítimas mortais.


Em Portugal, as doenças cardiovasculares matam quatro pessoas por hora, sendo que, na maioria dos casos, são silenciosas e aparecem sem aviso. A prevenção e o diagnóstico precoce são, por isso, a melhor forma de contrariar esta realidade, ajudando a reduzir o risco de acidentes coronários (ataques cardíacos). A World Heart Federation quer passar a mensagem de que pelo menos 80 por cento das mortes provocadas por doença cardíaca e AVC podem ser evitadas se os principais factores de risco, como o tabagismo, hábitos alimentares pouco saudáveis e falta de exercício físico, forem controlados.


Adopte um estilo de vida saudável .


O aumento da incidência das doenças cardiovasculares deve-se, em grande parte, ao abandono progressivo da tradicional dieta mediterrânica, ao stress resultante do ritmo de vida cada vez mais agitado, à falta de actividade física regular e aos elevados índices de tabagismo que são característicos dos portugueses. Perante um panorama tão preocupante como este, a promoção da saúde e a prevenção deste tipo de doenças toma-se uma prioridade. A atitude preventiva passa pela adopção de um estilo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercício físico (como é o caso de muita gentes do ginásio de Canas de Senhorim) e uma vida sem tabaco. A redução dos principais factores de risco e a manutenção de níveis adequados e de antioxidantes no organismo podem contribuir decisivamente para a prevenção das doenças cardiovasculares. Como os sinais não são facilmente identificáveis ou detectáveis pelos exames convencionais -segundo o estudo Framingham Heart Study, do National Heart, Lung and Blood Institute, “cerca de 50 por cento dos homens e 64 por cento das mulheres vítimas de morte súbita devido a doença coronária não tinham quaisquer sintomas da doença” - mostra-se fundamental apostar numa medicina preventiva e em estratégias de prevenção.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "DOENÇAS CARDIOVASCULARES - PREVENÇÃO"