MEMÓRIA

Links patrocinados


A Memória



Enquanto os olhos de um pessoa estão a ler este trabalho OU A PRATICAR UMA ACTIVIDADE DESPORTIVA NO GINÁSIO CORPÓREO, milhares de milhões de neurónios disparam ordens pelas estradas da memória, recolhendo conhecimento armazenado e reagindo aos conhecimentos novos ou vagamente familiares. Aquilo que memorizamos depende do funcionamento em conjunto de várias áreas do cérebro.

O Processamento
Recepção



Memória de curto prazo – imediata, os impulsos sensórios são transmitidos para regiões especializadas do córtex onde são retidos durante algumas fracções de segundos. A região frontal do córtex recebe a informação, mantém-na disponível no imediato e coordena a sua utilização por outras regiões do córtex.



Processamento



A actividade no hipocampo e nas áreas adjacentes converte a memória recente em memória de longo prazo. As ligações neurais existentes reforçam-se e as memórias vinculam-se ao contexto emocional em que se formaram. O seu hipocampo vai ajudá-lo a fixar isto: hipocampo deriva da palavra grega para cavalo marinho. Recebeu o nome devido à sua forma curva, que faz lembrar este peixe.



Armazenamento e Recuperação



O hipocampo processa as memórias mas não as armazena. Uma vez codificada, uma memória fica alojada na região do córtex onde a informação foi primeiro percepcionada. Quando necessária, ou suscitada pela emoção, a memória é activada para ser utilizada como memória de trabalho.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "MEMÓRIA"