OS NOSSOS CONSELHOS SOBRE OBESIDADE (CONTINUAÇÃO 3)

Links patrocinados
(continuação)


8. As primeiras medidas para correcção da obesidade impõem uma obediência mais rigorosa (e acompanhada) ás recomendações anteriores, de forma a reduzir a ingestão calórica dia-a-dia (se necessário com a ajuda de dietista, que reveja tudo o que se come e se bebe), aumentando o esforço físico (aproveitando as oportunidades, a começar pelo passeio higiénico diário de 30 minutos, ou marcha rápida), procurando não emagrecer mais do que ½ Kg por semana (1 a 2 Kgs por mês, controlando com o peso ao levantar-se) até se aproximar do peso combinado com o médico.
As novas atitudes, comportamentos e estilos de vida, poderão assim vir para ficar, em programas a longo prazo.
Emagrecimentos rápidos prejudicam a saúde, e até o equilíbrio psíquico, e conduzem muitas vezes a graves recaídas, com rápido re-engordar, a que se segue nova luta para perder peso, numa sucessão de subidas e descidas em yô-yô, que alguns acusam de ser mais prejudicial do que a própria obesidade. Daí o relevo dado aos problemas comportamentais, apoio e acompanhamento médico, estabelecimento de metas razoáveis, e a oposição ao abuso de medicamentos (ou mesmo técnicas cirúrgicas), que ficam de reserva para os casos de obesidade muito grave.
Cuidado também com o emagrecimento dos jovens (uma pressão psicológica grande sobre a sua eventual obesidade pode facilitar casos graves de anorexia nervoso) e dos idosos (que pode sugerir doença clínica oculta, ou p.ex., intoxicação digitálica).
Na realidade a mortalidade relacionada com a obesidade segue uma curva em J: aumenta progressivamente com a maior obesidade, mas aumenta também no extremo oposto, nos casos de magreza excessiva (IMC «20).

9- A obesidade que se segue por vezes ás tentativas - com êxito - para cessar de fumar, devem ser entendidas como consequência directa de renovada sensação de saúde e bem estar, e à melhoria do apetite por regressão de eventual gastrite, após a suspensão da droga.
Convém recordar a propósito e a despropósito que o tabaco é uma droga mortal (ainda que lenta, e com aceitação social) que provoca dependência, doenças cardiovasculares e cancros. Se o engordar fosse o preço a pagar pela vitória sobre o tabagismo, valeria mesmo assim a pena, porque o risco de fumar é muito superior.
Contudo uma preparação atempada, com a simples decisão de reduzir gorduras e doces e aumentar verduras e fruta, a par de um exercício programado, permitirão vencer grande parte do stress da toxicodependência que se quer ultrapassar, e vencer a própria tendência possível para a obesidade.
Durante a gravidez e a amamentação há por vezes tendência para engordar mas é imperioso deixar de fumar! (desejavelmente para todo o sempre).
Nesse período devem ser evitadas dietas de emagrecimento, mas convém fazer o controlo do aumento de peso (250 gr./semana) devido à própria gravidez (ou seja 1Kg/mês) evitando os excessos ou irregularidades da alimentação e mantendo os 30 min. de passeio rápido a pé.

10. Os casos de obesidade grave (IMC > 40) ou os de obesidade "irredutível", isto é, resistente a todas as medidas já citadas (peso igual ou superior passados 3 a 6 meses de regime) devem ser confiados a uma dietista ou nutricionista (em conjunto com o internista), ou mesmo a uma equipa multidisciplinar que integre também psiquiatras ou psicólogos, endocrinologistas, diabetólogos e cardiologistas.

Em suma, é fundamental parar e pensar um pouco sobre todos estes pontos atrás traçados, por forma a evitar riscos desnecessários e elevados para a nossa saúde. Cada vez mais surge a necessidade haver um ponto de equilíbrio entre as partes e entre várias variáveis vigentes atrás, por forma a viver uma vida viva...

Assim o Ginásio de Canas de Senhorim encontra-se a desenvolver um trabalho, que procura ajudar a população a vencer problemas como: a obsidade, a diabetes, a hipertenção, cardiacos, o sedentarismos dos nossos jovens, entre outros... Para isso temos uma equipa de quatro professores e um médico a trabalhar em prol de uma VIDA VIVA...



Paulo Jorge de Sousa Batista
(Licenciado em Ciências do Desporto )

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "OS NOSSOS CONSELHOS SOBRE OBESIDADE (CONTINUAÇÃO 3)"