OS NOSSOS CONSELHOS SOBRE OBESIDADE

Links patrocinados


Os nossos conselhos sobre OBESIDADE



Entende-se por obesidade um aumento excessivo de peso, sobretudo de gorduras, que constitui só por si um perigo para a saúde.



Para efeitos práticos usa-se na sua definição o índice de massa corporal (IMC) que relaciona o peso com a altura* e que se deseja, idealmente, entre 20 e 25 (para as pessoas de 20 a 65 anos); todavia só se considera verdadeiramente obesidade, com significativo prejuízo para a saúde, um índice acima de 30. Um IMC superior a 40 é considerado obesidade muito grave, de alto risco.



Embora o tipo constitucional tenha a sua influência (os leptosómicos ou longilineos, são habitualmente mais magros) uma regra simplificada, mas fácil de decorar, é não engordar, em quilogramas, para lá do número de centímetros que se tem acima de um metro (com 1,60 ou 1,70 não ultrapassar respectivamente 60 ou 70 Kg)** .
1. Saiba que a obesidade é uma situação altamente prevalente, que resulta de um desequilibro energético entre as calorias que se ingerem (quantidade e qualidade da alimentação e das bebidas) e as que se gastam com o metabolismo basal do organismo e a actividade física de cada dia)*.
Embora possa haver um componente genético na obesidade, ou uma doença exigindo tratamento especial, a grande maioria dos casos tem razões culturais (a alimentação habitual da família) e de comportamentos e estilos de vida (actividade profissional e hábitos de lazer ou desporto) a que se juntam muitas vezes razões psicológicas (ansiedade ou depressão).



2 - Para lá da agressão emocional da estigmatização - obeso ou obesa - a verdade é que a obesidade com IMC superior a 30 (e sobretudo > 40) tende a acompanhar-se de toda uma serie de perturbações e riscos para a saúde, que a transformam numa situação preocupante, merecedora da maior atenção:
- dispneia de esforço, apneia do sono, e insuficiência respiratória restritiva
- hipertensão arterial**
- hiperlipidémia (subida do colesterol total e LDL e dos triglicéridos, com baixa do HDL)***
- doenças cardiovasculares (doença aterosclerótica e coronária e acidente vascular cerebral) com - especial gravidade nos fumadores****
- aparecimento de diabetes não insulino-dependente*****
- calculose biliar
- cancro da vesícula, do seio, do útero e dos ovários, nas mulheres, e do recto e da próstata no homem
- osteoartrose e gota urica n doença tromboembolica




(CONTINUAÇÃO PROXIMA PUBLICAÇÃO)

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "OS NOSSOS CONSELHOS SOBRE OBESIDADE"