Musculação e emagrecimento

Links patrocinados
Musculação
Musculação será que ajuda a emagrecer?

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais a frequentar os ginásios e inevitavelmente a fazer musculação em muitos casos, mas será que esta emagrece?

Sabia que a longo prazo a musculação é uma das actividades físicas que mais ajuda a emagrecer de forma saudável....

Existem muitas pessoas que tem a crença de que a musculação influencia o processo de emagrecimento, pois apesar de existir uma perda da percentagem de gordura, por um lado existe também um aumento da massa magra através do aumento da massa muscular, levando a que estas alterações não se vejam na balança e inclusive até se ganhe peso na balança.

Uma coisa que provavelmente não deveria saber era que emagrecer de forma  saudável não significa necessariamente perder peso mas sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que na prática é o que a musculação faz.

O que tem de decidir é se prefere emagrecer  ficando flácida e fraca ou se prefere emagrecer trabalhando os seus músculos, ganhando assim um corpo mais esculpido,  bonito, forte, saudável e atraente.

Vamos a uma comparação em termos de gastos calóricos:

Numa caminhada moderada de 1 hora pode eliminar entre 200 a 300 kcal.

Por outro lado numa sessão de 30 minutos intensos de musculação, pode gastar a mesma quantidade de calorias (dependendo de metabolismo individual de cada um).

Como actua a musculação no nosso organismo?

A musculação não queima gordura como fonte de energia, durante o exercício existe sim um processo chamado gliconeogênese, que por outras palavras diz respeito à utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante a sessão de musculação.

Para alem disso com a musculação o metabolismo fica 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta do que o habitual.
Por outro lado efectuar um exercício aeróbio como correr ou caminhar o organismo leva cerca de 1 hora a voltar com o metabolismo ao normal

Logo a musculação só traz benefícios pois aumenta a massa magra e por conseguinte aumenta o metabolismo 17 a 25 vezes ,logo quanto maior for a massa muscular mais acelerado será o metabolismo e o gasto de calorias

Vamos fazer uma exercício:

1 kg a mais de músculos irá consumir 15 Kcal extra dia, agora imagine isso a longo prazo como 10 meses em, que ganha até 2Kg de músculos neste período poderá perder cerca de 9000 calorias a mais do que o habitual.

Siga o nosso conselho e venha ao nosso ginásio e faça musculação e em cerca de 12 semanas poderá eliminar entre 2 a 3 Kg de gordura desde que faça pelo menos três sessões de musculação por semana, mas não pense que a musculação basta terá também de ter alguns cuidados alimentares.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Musculação e emagrecimento"