HISTÓRIA DO FITBALL
Velho conhecido dos adeptos das aulas de alongamento, o fitball é uma novidade dos últimos verões para as aulas de ginástica localizada. As imensas bolas de vinil com 75 centímetros de diâmetro e capacidade para suportar 300 quilos têm o grande mérito de servir de apoio macio e flexível para a coluna vertebral e para os joelhos, evitando traumas e lesões tão comuns no mundo do fitness. Criado há quinze anos na Itália, o fitball foi usado primeiramente para a fisioterapia e o condicionamento de deficientes físicos. Desse nicho, as bolas migraram para as academias que dão aulas ininterruptas de exercícios para braços, pernas, coxas, glúteos e abdómen sobre elas.
O FIT-BALL É uma aula divertida por ser realizada em grupo associando prazer e equilíbrio, de baixo impacto, dinâmica, desafiante, intensa, relaxante, segura e eficaz e que está indicada para todas as idades sempre em benefício da saúde do corpo: melhora a resistência e a postura corporal; activa o sistema cardiovascular; melhora a flexibilidade, as funções articulares, vertebrais e a elasticidade, bem como o equilíbrio, a coordenação e os reflexos corporais.
BENEFÍCIOS E APLICAÇÃO DO FITBALL
O Fitball pode ser um óptimo acessório para trabalhos de força (para braços, pernas e tronco ex.; apoio para flexão de braços, rolamentos, utilizando seu peso e forma para abdominais, apertar trabalhando adutores); para flexibilidade e relaxamento (alongamentos para o corpo todo e relaxamento); Equilíbrio e Coordenação (beneficia a coordenação motora durante os exercícios e a correcção postural e exige também o equilíbrio em movimentos de sustentação e apoio); condicionamento aeróbio (o Fitball pode ser utilizado para diversas actividades rítmicas). Além disso, é indicado para qualquer nível de condicionamento e tem a vantagem de poder ser um acessório para vários tipos de aulas em ginásios e clubes.
CUIDADOS E SEGURANÇA
Antes de utilizar o Fitball observar se no local em que está não existe qualquer objecto que possa colocar em risco o bom funcionamento da bola ou mesmo furá-la. Evite utilizá-la em áreas abertas, pois existe uma grande oportunidade de perdê-la em arestas. É sempre bom observar se estão arranhadas ou se existe algum objecto meio introduzido a ponto de furá-la com a aplicação de maior pressão.
Sua limpeza é simples e pode ser feita com água e sabão e nunca se deve usar abrasivos ou materiais de limpeza muito fortes. Mantenha-as longe do calor e do sol e evite que fique em contacto com jornais e papéis de impressão, pois a tinta faz marcas que não saem.
Antes de iniciar um programa com o material não se esqueça de verificar se existe alguma contra-indicação para seu caso.
Antes de exercitar-se afaste móveis e objectos que possam causar-lhe lesões em caso de desequilíbrio.
Recomenda-se estar descalço durante os exercícios, porém se o piso for escorregadio use um tapete ou um bom par de ténis. Use roupas leves que permitam uma amplitude confortável de movimentos.
0 comentários: on "FITBALL"
Enviar um comentário