FITBALL

Links patrocinados





Fitball




HISTÓRIA DO FITBALL




Velho conhecido dos adeptos das aulas de alongamento, o fitball é uma novidade dos últimos verões para as aulas de ginástica localizada. As imensas bolas de vinil com 75 centímetros de diâmetro e capacidade para suportar 300 quilos têm o grande mérito de servir de apoio macio e flexível para a coluna vertebral e para os joelhos, evitando traumas e lesões tão comuns no mundo do fitness. Criado há quinze anos na Itália, o fitball foi usado primeiramente para a fisioterapia e o condicionamento de deficientes físicos. Desse nicho, as bolas migraram para as academias que dão aulas ininterruptas de exercícios para braços, pernas, coxas, glúteos e abdómen sobre elas.




O FIT-BALL É uma aula divertida por ser realizada em grupo associando prazer e equilíbrio, de baixo impacto, dinâmica, desafiante, intensa, relaxante, segura e eficaz e que está indicada para todas as idades sempre em benefício da saúde do corpo: melhora a resistência e a postura corporal; activa o sistema cardiovascular; melhora a flexibilidade, as funções articulares, vertebrais e a elasticidade, bem como o equilíbrio, a coordenação e os reflexos corporais.




BENEFÍCIOS E APLICAÇÃO DO FITBALL
O Fitball pode ser um óptimo acessório para trabalhos de força (para braços, pernas e tronco ex.; apoio para flexão de braços, rolamentos, utilizando seu peso e forma para abdominais, apertar trabalhando adutores); para flexibilidade e relaxamento (alongamentos para o corpo todo e relaxamento); Equilíbrio e Coordenação (beneficia a coordenação motora durante os exercícios e a correcção postural e exige também o equilíbrio em movimentos de sustentação e apoio); condicionamento aeróbio (o Fitball pode ser utilizado para diversas actividades rítmicas). Além disso, é indicado para qualquer nível de condicionamento e tem a vantagem de poder ser um acessório para vários tipos de aulas em ginásios e clubes.




CUIDADOS E SEGURANÇA
Antes de utilizar o Fitball observar se no local em que está não existe qualquer objecto que possa colocar em risco o bom funcionamento da bola ou mesmo furá-la. Evite utilizá-la em áreas abertas, pois existe uma grande oportunidade de perdê-la em arestas. É sempre bom observar se estão arranhadas ou se existe algum objecto meio introduzido a ponto de furá-la com a aplicação de maior pressão.
Sua limpeza é simples e pode ser feita com água e sabão e nunca se deve usar abrasivos ou materiais de limpeza muito fortes. Mantenha-as longe do calor e do sol e evite que fique em contacto com jornais e papéis de impressão, pois a tinta faz marcas que não saem.
Antes de iniciar um programa com o material não se esqueça de verificar se existe alguma contra-indicação para seu caso.
Antes de exercitar-se afaste móveis e objectos que possam causar-lhe lesões em caso de desequilíbrio.
Recomenda-se estar descalço durante os exercícios, porém se o piso for escorregadio use um tapete ou um bom par de ténis. Use roupas leves que permitam uma amplitude confortável de movimentos.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "FITBALL"