O que se entende por Medicina Chinesa?

Links patrocinados

O que se entende
por Medicina Chinesa?

A Medicina Chinesa, originária da China é hoje conhecida e praticada em todo o mundo, está documentada desde há 5 mil anos. E, muito provavelmente, não apenas a mais antiga das medicinas, mas também a que mais tem sido praticada ao longo da História da Humanidade.

E uma medicina que se propõe analisar o indivíduo através de um princípio energético e, com esse diagnóstico, proceder ao tratamento por meio das várias disciplinas que englobam a Medicina Chinesa. A disciplina da Medicina Chinesa mais divulgada é, sem dúvida, a Acupunctura que consiste na inserção indolor de agulhas filiformes descartáveis em pontos muito específicos do corpo. Mas a disciplina que é indispensável num tratamento e que é, comparativamente, pouco conhecida, é a Fitoterapia.

Esta parte da Medicina Chinesa refere-se à conjugação de plantas medicinais chinesas em fórmulas que podem ser apresentadas sob a forma de comprimido. cápsula ou gotas, bem como chá ou creme.
A sábia e experimentada Medicina Chinesa tem dado, ao longo dos séculos, provas da sua eficácia, ainda que às vezes pouco claras para a Medicina do Ocidente que, como não tem uma abordagem energética do indivíduo tem dificuldade, sem formação para isso, em entender como é que a Medicina Chinesa funciona.

Não é possível a um médico formado na Medicina do Ocidente fazer um diagnóstico ou um tratamento de Medicina Chinesa, pois a diferença entre as formações é abissal, equiparada à hipótese de um Arquitecto que quisesse praticar Engenharia Civil sem fazer esse curso primeiro. Há um elo comum entre ambas as medicinas que é óbvio: a Saúde e o Bem Estar, mas os métodos para se alcançar essa meta são absolutamente díspares, bem como o modo dediagnosticar os problemas.

Em Medicina Chinesa a primeira consulta é uma conversa entre médico e paciente, durante a qual o médico poderá pedir ao paciente para lhe examinar a língua e sentir a pulsação. Durante estas etapas faz-se o diagnóstico energético do paciente, que vai permitir o estabelecimento da terapêutica.


Quais são as suas principais vantagens / desvantagens?

A Medicina Chinesa pode agir sobre qualquer patologia. desde o seu nascimento até à idade mais avançada, as suas grandes vantagens passam pela observação holística do individuo, vendo-o como um todo o que leva a que uma pessoa possa recorrer para tratar uma enxaqueca e acabar por curar outro tipo de patologias, como uma cervicalgia, para lhe dar um exemplo. O facto de ser uma medicina que só recorre a produtos e acções naturais é uma das suas mais notórias vantagens e se tivermos mesmo de apontar uma desvantagem diria que é o facto de serem tratamentos normalmente longos.


Quais são os principais mitos criados em torno deste tipo de prática?

Hoje em dia já não há nenhum mito face à Medicina Chinesa em Portugal, contudo, aquilo que ainda assusta as pessoas que nunca experimentaram é a ideia de que espetar agulhas é algum doloroso ou pelo menos desconfortável, quando isso não corresponde de todo à realidade, pois na verdade as agulhas são extremamente finas e isso faz com que não se sintam mais do que uma picada de mosquito e só no momento em que passa a pele. O tratamento com agulhas é tão confortável que muitos pacientes adormecem durante os 20 minutos que têm as agulhas colocadas.


Que tipo de tratamentos é que a clínica providencia e como se desenvolvem, para além de emagrecimento?

Todos os tipos de problemas de saúde são tratados nas nossas clínicas, funcionando como consultas de clínica geral que estão aptas a receber qualquer patologia. Inicia-se um tratamento fazendo uma consulta onde é estipulada a Fitoterapia a seguir e o número de sessões de Acupunctura e/ou Tuina (massagem energética chinesa) e marcando-se uma consulta no final do período determinado por avaliação do estado de saúde do paciente. Cada sessão de Acupunctura, que normalmente acontece uma vez por semana, dura cerca de 20 minutos e a fitoterapia é tomada diariamente segundo a prescrição feita na consulta inicial.


Comparativamente a outros países, como caracterizaria a receptividade
dos portugueses à Medicina Chinesa?

Na década de 80 do século passado houve alguma renitência, mas hoje em dia está muito generalizada e isso leva a que as pessoas vejam a Medicina Chinesa com bons olhos e a procurem frequentemente e para os mais diversos problemas de saúde.

Coma descreveria a prática de acupunctura para alguém
que nunca a tenha experienciado? (se há dores, etc)

Não causa dor, não causa desconforto, se as crianças precisarem de fazer não têm de utilizar agulhas, preferindo-se então o uso de laser terapêutico que não tem qualquer tipo de risco.., é, de um modo geral, um tratamento relaxante e que faz com que as pessoas se sintam revigoradas no final da sessão.





Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "O que se entende por Medicina Chinesa?"