Campanhã de prevenção de lesões no desporto

Links patrocinados

Iniciativa arrancou com a Volta a Portugal e é promovida pelo ciclista Cândido Barbosa e pelo ortopedista de Coimbra Santos Silva.

A morbilidade provocada pelas lesões no desporto atinge já níveis preocupantes em Portugal, afectando todos os grupos etários, atletas profissionais ou amadores. As sequelas não só comprometem a função do cidadão, como penalizam a sociedade, aumentando o absentismo escolar e laboral, acrescentando custos no tratamento e apoio social. Isso mesmo defende o ortopedista Francisco Santos Silva, que, acompanhado pelo ciclista Cândido Barbosa, lidera a campanha nacional “Stop às lesões no desporto», um iniciativa que pr
etende alertar e sensibilizar todos os desportistas para a prevenção de lesões.

Dirigida aos atletas profissionais e amadores e, em particular, aos jovens desportistas, a campanha arrancou com a 72ª Volta a Portugal em Bicicleta e prolonga
-se com diversas iniciativas até Maio do proximo ano.

De acordo com uma nota de imprensa, o próximo mês será divulgada informação especifica — de semibilização e educação - junto dos media desportivos, das federações, associações, clubes, grupos escolares e diversas colectividades ligadas ao desporto.

De acordo com Francisco Santos Silva, médico nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), «as sequelas das lesões do desporto, para além de comprometerem a função ao cidadão, penalizam severamente a nossa sociedade, não só pelas taxas significativas de ausência escolar e laboral, mas, e principalmente, pelos encargos financeiros para o Estado com o seu tratamento e suporte no âmbito da segurança social». Por outro lado, «as consequências definitivas de algumas lesões levam muitos jovens atletas a alterar drasticamente a orientação das suas carreiras profissionais.

O médico, que se tem dedicado à assistência medico-cirúrgica em lesões do desporto, particularmente à cirurgia artroscópica do joelho, sublinha que não existe «qualquer política nacional de informação e educação centrada na prevenção das lesões do desporto escolar, amadore de lazer».

Simpósio para profissionais de saúde

Segundo os responsáveis da iniciativa, até ao final do ano, atletas e treinadores da alta competição, caras conhecidas do desporto nacional, darão o seu apoio à divulgação de mensagens de alerta sobre as lesões desportiva. Porque os próprios profissionais de saúde precisam de ser sensibilizados e informa-dos, em Fevereiro do próximo ano, Coimbra deverá receber um seminário nacional destinado a este público, enquanto, no mês seguinte, são os treinadores e agentes desportivos os destinatários de outro seminário, a realizar em Lisboa. Em Maio realizar-se-á uma acção específica
de informação destinada
aos pais dos jovens desportistas, nos média em geral, sobre a prevenção das lesões no desporto no jovem atleta, acrescentam os organizadores.





Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Campanhã de prevenção de lesões no desporto"