Nozes e Castanhas
Conheça os Seus Benefícios Nutricionais
Conheça os Seus Benefícios Nutricionais
Numa altura do ano em que o consumo de nozes e castanhas faz parte da cultura popular portuguesa, nomeadamente nas comemorações do dia de São Martinho, a 11 de Novembro, Alexandra Bento realça as principais características nutricionais destas frutas oleaginosas, que combatem o envelhecimento celular, previnem diversas doenças e contêm um tipo de gordura saudável, a monoinsaturada, responsável por efeitos como a diminuição do colesterol mau (LDL) e o aumento do colesterol bom (HDL).
‘ A noz é uma óptima fonte de energia, potássio, proteína vegetal e vitamina E, tem uma importante acção antioxidante, além de proteger contra as doenças cardíacas. E igualmente rica em ácido elágico, que pode inibir o crescimento de células cancerígenas.
Do ponto de vista nutricional a castanha é um fruto seco que apresenta características nutricionais muito interessantes.
Trata-se de um fruto particularmente rico em hidratos de carbono complexos, embora com baixo teor proteico. E isento de glúten e uma excelente fonte de fibra, ácidos gordos polinsaturados, vitaminas e minerais.
A sua riqueza em fibra faz com que uma pequena porção de castanhas seja suficiente para satisfazer o apetite, com a vantagem dos seus glícidos serem de digestão lenta, evitando uma subida rápida de glicose no sangue. Além disso, a castanha, sendo um alimento vegetal, não tem colesterol e apresenta um teor de gordura inferior ao de outros frutos secos, pelo que o seu valor energético é significativamente inferior. Assim, devido ao seu elevado valor nutricional, a castanha é um alimento útil em doenças renais, hepáticas e casos de gota. Sob a forma de puré, é bem tolerada por quem sofre de problemas digestivos, embora o consumo da castanha seja contra-indicado para os diabéticos, se consumida em excesso.
0 comentários: on "BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS - NOZES E CASTANHAS"
Enviar um comentário