Sendo a Saúde e Cultura Corpóreo um programa de actividades, desenvolvido no CORPÓREO – Ginásio de Canas de Senhorim, é composto por sessões bissemanais. Suas sessões caracterizam-se por um trabalho generalizado, incluindo uma fase inicial de activação geral e adaptação funcional (corrida, trabalho a nível dos membros superiores e inferiores, lançamento de bolas...), posterior fase de treino funcional (exercícios no tapete, máquina de remar, aparelhos de musculação...) e numa fase final o retorno ao repouso.
Actividade física regular e mandatória esta, fundamental e insubstituível, quer tendo em atenção a diabetes em si mesma, quer as patologias que a acompanham com grande frequência, como a obesidade e a hipertensão arterial, doenças onde a actividade física também tem papel de relevo. Já em meados do século passado, Bouchardat em tal insistia, parafraseando a Bíblia: “o diabético tem de ganhar o pão que come com o suor do seu rosto”.
OBJECTIVOS MEDIATOS
A formação do homem pelo desenvolvimento de uma capacidade de experimentar, compreender e realizar;
Capacidade de interagir com o contexto dinâmico, ao qual a pessoa tem permanentemente de se adaptar;
Domínio da relação com o outro;
Domínio do espaço;
Promoção de um conjunto de actividades, de forma individualizada e devidamente orientada, que possibilitem uma melhoria da autonomia e qualidade de vida dos sujeitos, com reflexos esperados na saúde.
OBJECTIVOS IMEDIATOS
Promover o bem-estar;
Aumentar os níveis de independência e autonomia;
Aumentar a aptidão cardiovascular;
Aumentar os níveis de força e resistência muscular;
Manter e ou atenuar a perda de flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
RESUMO QUANTITATIVO E QUALITATIVO DO PROGRAMA DE EXERCÍCIOS
Frequência do treino 2 a 3 dias por semana
Intensidade do treino 60 a 90% da RFC ou 50 a 85% do Vo2 máx.
Duração do treino 30 a 60 minutos de actividade aeróbica continua
Modalidade de actividade actividade que põe em acção grandes grupos musculares, que pode ser mantida continuamente de natureza aeróbica
0 comentários: on "Saúde e Cultura Corpóreo no concelho de Nelas"
Enviar um comentário