Dioxinas
As Dioxinas são poluentes orgânicos que existem no ambiente que nos rodeia, sendo muitas vezes referidos como os resíduos mais tóxicos produzidos pela Humanidade. Estas consistem num grupo de químicos, que inclui uma complexa mistura de 75 diferentes moléculas cloradas. Alguns PCB's são também compostos semelhantes a dioxinas, cuja exposição pode provocar ceratodermia - uma grave forma de doença de pele - e efeitos nocivos nas funções reprodutoras e de desenvolvimento e, mais importante ainda, danificar o fígado e provocar cancro.
.
Hoje em dia, o principal ponto de produção de dioxinas está na incineração de resíduos, especialmente no lixo hospitalar, que contém grandes quantidades de policloretos e outros compostos aromáticos que podem servir de precursores de dioxinas.
De acordo com um estudo realizado, foi observado que a queima de resíduos domésticos num quintal liberta tantas ou mais dioxinas quanto uma grande incineradora a queimar centenas de toneladas de resíduos por dia, já que estas últimas estão equipadas com sistemas ultra-modernos de controlo de emissões que limitam a formação de dioxinas e a sua libertação para o ambiente. O que acontece depois é que as dioxinas são libertadas para a atmosfera, onde se unem a partículas e caem novamente no chão. Depois, são transportadas ou empurradas por peixes e outros animais, ficando armazenadas na gordura, podendo, provavelmente, acabar dentro do seu almoço ou jantar. As pessoas estão expostas às dioxinas, na sua maioria, quando ingerem carne ou peixe ricos em gordura.
Apesar de muita gente achar que sim, na realidade não há dioxinas nos plásticos. Além disso a água muito fria até ajuda a combater este tipo de químicos, uma vez que as dioxinas não se expandem tão bem em baixas temperaturas, o que significa que dificilmente existirão dioxinas em garrafas de plástico com água gelada.
0 comentários: on "DIOXINAS"
Enviar um comentário